MENTOR

Afinal de contas o que é MENTORIA? Traduzido do Inglês Mentoring, Mentoria é a influência, orientação ou direção dada por um mentor. Mentor é alguém que ensina ou dá ajuda e conselhos a uma pessoa menos experiente e, muitas vezes, mais jovem, onde o objetivo é fornecer conhecimentos e troca de ideias entre o mentor e o mentorado, estimulando o desenvolvimento profissional desse. Durante o processo, o mentor atua como fonte de inspiração e referência.

Dentro do Conectado ao futuro a idéia não é muito diferente, porém o nosso objetivo além de preparar o jovem para um futuro profissional é também focar na construção do projeto de vida dele, e que ele tenha principalmente conhecimento e domínio sobre o tema, para que assim ele possa reorganizar seu projeto de vida e mudar de rota sempre que necessário,, ou ainda desenvolver um novo projeto de vida sempre que concluír a busca por um objetivo e identificar outro, portanto dentro da nossa mentoria não falamos só de profissão mas também de desenvolvimento humano.

Um diferêncial na mentoria realizada pelo Conectado ao futuro, é o perfil dos jovens mentorados, o projeto tem como foco antender jovens do município de Campinas-SP com alto indíce de vulnerabilidade social mais especificamente jovens das classes D e E do município. Com isso o processo se torna um pouco mais complexo pois estamos falando de jovens sem acesso as oportunidades ofertadas no município de forma equinea e por isso muitas vezes sem até mesmo perspectivas de futuro. A nossa mentoria visa mudar este contexto, preparando os jovens para o futuro de forma que eles tenham a possibilidade e a segurança de concorrer as oportunidades ofertadas de igual com os demais jovens que possuem outra realidade, e assim deixa-los aptos a fazer escolhas conectadas as demandas atuais e também as suas vontades.

O processo de mentoria pode variar de 2 a 4 meses para ser concluída pelo jovem e seu respectivo mentor, o que define este tempo é o perfil de desenvolvimento do jovem durante o processo. A mentoria acontece de forma remota sendo 1x por semana com a duração de 1 (uma) hora.

Como a mentoria é desenvolvida?

Um material de apoio composto por uma cartilha e atividades relacionadas aos temas abordados pertinentes para a criação do projeto de vida é compartilhado com os mentores para dar apoio na aplicação das etapas e garantir que todos os jovens tenham acesso aos mesmos assuntos durante o processo. A mentoria realizada pelos mentores voluntários acontece de forma remota (via chat e\ou chamada de vídeo), A mentoria poderá ser presencial (quando identificarmos alguma dificuldade do jovem no acesso ao meio remoto e não for possível neutralizar o problema, ou quando percebermos que não está havendo evolução na mentoria remota devido a outras necessidades). A equipe do projeto será a responsável por fazer o match entre os mentores e os mentorados, acompanhar o andamento da mentoria através de avaliações (feedback) quinzenais com o mentor (voluntário) e o mentorado, buscando identificar as evoluções e/ou necessidades de cada um sanando-as o mais breve possível sem prejuízo para o jovem.

**A mentoria presencial quando necessária será realizada diretamente como o mentor 
fixo do projeto.

PROJETO DE VIDA

Muito se tem falado sobre o tema de um tempo pra cá, escolas públicas tem abordado e trabalhado o tema em sala, outros projetos sociais também desenvolvem trabalhos focados no assunto e com a gente não é diferente, sabemos o quanto isso pode ser um diferencial na vida de um jovem, e o impacto pode ser ainda maior na vida de um jovem com alto índice de vulnerabilidade social, como é o caso dos jovens que atendemos, portanto a mentoria é voltada para esta construção – Projeto de Vida -, o tempo estimado para a construção do projeto de vida de cada jovem pode variar de acordo com o perfil de cada um, podendo ter de 8 a 16 encontros entre o jovem mentorado e seu mentor. O perfil de cada jovem é avaliado baseando-se em três perfis: Autoconfiante, Resignado e Desesperançoso, e de acordo com cada perfil é que se estima o tempo para conclusão da mentoria, toda a construção do projeto de vida é desenvolvido dentro do processo de mentoria, onde outros temas pertinentes a formação de um cidadão também serão aobordados.

TEMAS

Além do Projeto de Vida que é o nosso principal foco, outros temas são abordados dentro da Mentoria realizada pelo Conectado ao Futuro, temas estes que consideramos fundamentais para formação de pessoas, formação de cidadãos.

Falaremos sobre, autoestima, autoconfiança, competências sócio emocionais, sonhos, objetivos, cidadânia, direitos humanos, revolução tecnológica/revolução industrial 4.0, finanças, entre outros assuntos que contribuirão no desenvolvimento dos jovens do futuro. 

Quem são os MENTORES, e qual o seu papel?

Você pode ser um mentor Conectado ao Futuro, seu pai, irmão, vizinho, amigo, também podem, todas as pessoas com desejo de compartilhar suas experiências com jovens que estão em busca de entrar no mundo do trabalho pode ser um MENTOR VOLUNTÁRIO.

O seu papel é mobilizar os jovens para essa formação, organizar e
facilitar os encontros a partir do material de apoio fornecido aos mentores, motivá-los e, sobretudo, inspirá-los durante toda essa jornada. O mentor deve estar empenhado a identificar a necessidade de cada jovem, pois baseando-se nos objetivos e metas do projeto os mentores irão trabalhar os jovens para que estes, caso ainda não saibam, identifiquem, qual área profissional se sentirão felizes e realizados em trabalhar, e desvendar as aptidões e habilidades de cada um.

Levamos em conta como principais habilidades para ser um mentor que se tenha domínio e vivência em determinada área profissional, – independente de ter ou não formação superior -, seja dinâmico e receptivo, o mentor terá como meta estar sempre disponível para contribuir com o desenvolvimento do jovem mentorado.

O mentor durante a mentoria terá total apoio da equipe do projeto para desenvolver o seu trabalho como mentor, desde feedbacks com os responsáveis do projeto, assim como acesso ao material mentoria aplicado aos jovens, cada mentor é responsável pela execução da mentoria com 1 (um) jovem de cada vez, podendo então se disponibilizar a atender um outro jovem cada vez que encerrar o processo com o mentorado anterior.

A proposta é fugir do papel tradicional de detentor e transmissor de conteúdo. Inclusive, é importante considerar que algum assunto sejamais do domínio do mentorado. Apoie, dê sugestões, oriente, instigue, escute, acolha e valorize os jovens, numa relação mais horizontal que vertical. O conhecimento e as experiências são construídos conjuntamente.