Quem Somos

Sobre Nós

Voltado para a Juventude das classes D e E, com idade entre 14 e 29 anos do Município de Campinas-SP o Conectado ao Futuro é um projeto sócio assistencial desenvolvido pela Casa de Maria de Nazaré em sua Unidade I – Casa dos Anjos com o apoio do Programa Juventudes da Fundação FEAC e do CMDCA – Conselho Municípal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O trabalho é voltado para que os jovens inseridos no projeto tenham visibilidade e conhecimento das ofertas disponíveis no mercado tanto para a educação, quanto para o trabalho e meios para garantir a possibilidade de acesso a essas oportunidades; e ao final do percurso dentro do Conectado ao futuro, estes jovens estejam conectados às demandas e necessidades futuras como a revolução industrial 4.0, sendo capazes de identificar as opções, aptos a fazer escolhas, construir seus projetos de vida e gerar transformação pessoal e social.

Nossa História

O projeto surge através de demandas apresentadas pelos próprios jovens atendidos em nossa Unidade I Casa dos Anjos, diante das demandas e da proposta da Fundação FEAC – Programa Juventudes para que desenvolvessemos um trabalho voltado específicamante para a juventude, a equipe técnica da Organização entendeu que este não poderia ser desenvolvido sem a presença daqueles que seriam os mais interessados e também beneficiários diretos do projeto, com isso o Conectado ao Futuro ainda sem este nome, passou a ser discutido com esses jovens. Quais eram as necessidades?, Quando as oportunidades surgiam, por quê elas não eram aproveitas? E quando eram aproveitadas por que em algumas situações não era finalizadas? Nas resposta foram surgindo varios indicadores como por exemplo, ociosidade, analfabetismo funcional, defasagem escolar, alto índice de mortalidade entre os jovens socialmetente mais vulneráveis da região, famílias sem nenhuma renda fixa, entre outros.

Deste modo pensando junto com os jovens em algo que amenizasse esses indicadores e ofertasse a oportunidade de mudar este contexto, após muitas trocas nasce o Projeto Conectado ao Futuro, com o objetivo de mostrar que existe outras opções, levando a esperança de um futuro melhor através da oferta de oportunidades e acompanhamento sistemático através de mentoria, mostrando aos jovens que se encontram neste contexto que eles estão vulneráveis socialmente e não que eles são, e muito ao contrário disso eles são perfeitamente capazes de transformar o seu contexto social através dessas ofertas, os tornando protagonistas da própria história e autores da transformação social da comunidade como um todo.

Então em abril de 2019 o projeto escrito sai do papel e ganha vida com o apoio da Fundação FEAC – Programa Juventudes, atendendo jovens com idade entre 15 e 29 anos do Campo Grande – região Noroeste do Município de Campinas. O projeto atendeu seu objetivo e mesmo em meio a pandemia da COVID-19 com todas as difículdades e cuidados necessários o Conectado ao Futuro formou mais de 60 jovens em diversas áreas entre Abril/2019 e Setembro/2021. Diante do sucesso do Projeto já no ínicio de 2021 podemos comemorar a chegada do CMDCA – Campinas como novo parceiro de apoio ao desenvolvimento do Projeto, a validação da nova parceria se deu no segundo semestre do mesmo ano e junto com ela a expanção na idade dos jovens atendidos que passa a ser de 14 a 29 anos, assim como a expanção da área de atendimento que deixa de ser somente na Região do Campo Grande e passa a ser em todo o Município de Campinas, tudo isso junto a renovação de parceria com a Fundação FEAC – Programa Juventudes por mais 24 meses.